Entenda em poucos passos como identificar e unificar os cadastros duplicados da sua unidade.
Identificar cadastros duplicados e unificá-los o quanto antes pode, além de possibilitar um olhar integral da saúde - já que as informações ficam distribuídas em prontuários diferentes - garantir que os cadastros realizados na sua unidade sejam contabilizados no Previne Brasil, programa de de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde.
O critério de Capitação Ponderada estabelece o pagamento por usuários vinculados à equipes de Atenção Primária à Saúde. Entretanto, existem alguns motivos que podem fazer com que os cadastros realizados na APS não contabilizem ao serem repassados para o Ministério da Saúde, como é o caso dos cadastros duplicados.
Com o intuito de te auxiliar, o Blog da Impulso traz o passo a passo para que você possa identificar esses cadastros e unificá-los.
Para identificar cadastros duplicados e poder unificá-los no E-sus, você deve, antes de mais nada, verificar as informações dos cadastros das usuárias(os) no CadWeb.
Além disso, você também pode acompanhar os dados de produção e o seu processamento através do Relatório de Validação disponível no SISAB.
Esse relatório permite que o gestor possa visualizar os dados de produção das equipes enviados e acompanhar o processamento e validação destes dados. É possível visualizar os dados a partir da competência de produção ou envio, sendo a produção o mês vigente, e envio o mês subsequente à produção.
Importante: O número de cadastros duplicados no município está disponível na área pública, mas a visualização por equipe é disponibilizada somente no acesso restrito.
Faça login no E-Sus e acesse a área de “Unificação de Cadastros”.
Atenção: O módulo unificação de cadastros pode ser acessado somente por profissionais com o perfil “Coordenação de UBS”.
Sugestão: Pelo menos 1 profissional da unidade precisa ter o perfil de coordenação no e-SUS.
Busque pelo cidadão que deseja verificar os cadastros para unificá-los. A busca pode ser feita pelo nome, CNS, CPF, data de nascimento, nome da mãe e município de nascimento.
Selecione os cadastros a serem unificados, e escolha qual cadastro deseja que seja utilizado como principal. Após a seleção, serão utilizados todos os dados do cadastro selecionado.
Confirme o cadastro principal selecionado, e se necessário visualize os dados através do botão.
Pronto! Ao final desse processo, o cadastro será unificado.
Aqui na ImpulsoGov, disponibilizamos para nossos municípios parceiros uma ferramenta de Duplicação de Gestantes, onde os coordenadores podem identificar e visualizar quais gestantes estão com cadastro duplicado e o motivo.
Para ter acesso a essa e muitas outras ferramentas, além de consultorias, tudo de forma gratuita, você pode clicar aqui para se inscrever e se tornar um município parceiro.
Gostou da nossa dica sobre a Atenção Primária? Continue acompanhando o blog do Impulso Previne e não perca outros conteúdos com novidades!
*Todos os dados pessoais utilizados nesse artigo são fictícios*