Implemente ações estratégicas para os agentes comunitários do seu município e receba a mais por isso.
Você sabia que pode receber custeio mensal do Ministério da Saúde por cada ACS vinculado à sua equipe?
Sabemos que os Agentes Comunitários desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.
As Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde do programa Previne Brasil tem como objetivo agregar ainda mais os agentes comunitários para aprimorar o atendimento na Atenção Primária.
Neste artigo, você vai entender as etapas para a implementação do programa e ainda receberá sugestões para melhorar o fluxo de trabalho dos ACS da sua unidade de saúde.
Para aderir ao programa, é preciso que o município apresente algumas informações para o Conselho Municipal de Saúde.
Precisa apresentar uma Unidade Básica de Saúde, inscrita no SCNES vigente que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde.
O número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional (critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos), conforme legislação vigente.
O cumprimento da carga horária integral de 40 horas semanais por cada membro da equipe de agentes comunitários, composta por ACS e enfermeiro supervisor.
Após a apresentação feita pelo município, algumas etapas precisam ser concluídas até as unidades de saúde do município poderem aderir ao programa.
Lembre-se: para manutenção dos recursos é preciso alimentar mensalmente os sistemas de informações nacionais (e-SUS, PEC).
Em nosso site, qualquer município do Brasil têm acesso ao histórico de repasses por ação estratégica, detalhes de ações em vigor e um checklist de características do seu município, que mostra quais ações se enquadram no seu perfil.
Além disso, também disponibilizamos análises e recomendações para que os município alcancem as metas que ainda não foram atingidas.